quarta-feira, 16 de março de 2011

Águas de março


Bicho gente e bicho cão, atônitos, observam a inundação
da Rua dos Sabiás

Paraty, manhã de 16 de março de 2011. Chove forte na Serra da Bocaina e os rios enchem.
O rio Perequê-Açu, que assim como o Rio Mateus Nunes corta a cidade de Paraty, já transbordou em alguns pontos, especialmente no bairro do Caborê.
Não sei como está o Mateus Nunes, que fica do outro lado da cidade. Minha casa fica a menos de 100 metros da margem sul do Perequê-Açu. O Caborê fica na margem norte, e foi construído numa cota mais baixa que a dos bairros da margem sul. É um bairro de classe média, de grandes casas de edificação recente. Muitas ruas ainda não foram asfaltadas. Ano passado foi um dos mais afetados pelas enchentes do reveillón.

A previsão é de sol nos próximos dias. Tomara que dê pra secar parte do prejuízo.
O rio Perequê-Açu, no limite das barreiras de contenção
Segundo o vice-prefeito, que encontrei vistoriando a ponte nova sobre o Perequê-Açu, estão alagados os bairros do Condado e do Pantanal, próximos à cidade, localizados entre a BR-101 e a Serra da Bocaina.
O momento crítico é depois das 11 horas, quando a maré deve subir e encontrar os rios cheios. Os rios são fundamentais para absorver a água da maré. Quando já estão cheios e recebem mais água vindo no sentido contrário, do mar, a tendência é de transbordamento.
Na cidade, nesse momento, chove apenas uma garoa fina. Mas o problema não é aqui, é nas nascentes na Serra. A esperança é de que pare de chover lá em cima, e o volume de água nos rios diminua um pouco antes que a maré suba. Quando aconteceu a última grande enchente, nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, sequer chovia na cidade. Eu ainda não estava aqui.
Por enquanto, faço o que é possível: trago pra cima o máximo de coisas possível. E agora vou sair rapidinho pra comprar umas galochas.
A entrada da minha casa, alagada pela chuva
(isso sempre acontece, e não tem nada a ver
com a cheia do rio)
Principal ponto de transbordamento do Perequê-Açu














2 comentários: