quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Inquilino

Mora comigo uma família de garrinchas. Ocupam um cômodo no forro do telhado do meu quintal. Quer dizer, o quintal não é meu. Sou inquilino, e em matéria de inquilinato as garrinchinhas ocupam o espaço há muito mais tempo do que eu. É delas a preferência pela renovação do contrato, caso venhamos a decidir que a casa é pequena demais para nós todos. Mas temos nos entendido bem, e não vejo porque cessaria a harmonia.

Em geral são parceiras muito tranqüilas. Não me procuram nos cantos da casa que ocupei, e apenas conversamos quando as visito no quintal.
Mas essa semana é de festa. Os filhotes da última ninhada estão dando os primeiros passos e ensaiando os primeiros vôos. Cantam o dia inteiro. Os pais estão frenéticos, sempre trazendo comida. Os recém-nascidos saltitam na grama, e se escondem assustados, atrás de algum arbusto, a cada vez que me aproximo. Os aros das rodas de Vacilene fazem as vezes de poleiro.

Vera mora na Ilha do Araújo, e trabalha fazendo faxina em Paraty. Me deu uma força na quarta, antes da mudança chegar. Foi nas mãos dela que encontrei o primeiro filhote, quando passei em casa no horário do almoço. Aprendendo a voar, entrou pela janela da cozinha e ficou preso em um dos quartos. Ela o abraçou com uma mão, acalmou com a outra, e eu cheguei em casa no momento certo pra abrir a janela. Pesadas, só se abrem com duas mãos.
Hoje à noite, plena madrugada, fui acordado por outro neófito. Perdido, foi bater à janela do meu quarto. Antes que eu conseguisse levantar pra ajudá-lo, encontrou um caminho de saída. Deixou algumas lembranças, em seu carinho visceral.
Ao vôo das garrinchas não fazem obstáculo os cobogós.

6 comentários:

  1. Fala Pedro!
    Bom saber que tudo está se encaixando por aí!
    E vê se mantém a força aqui no Blog. Isso aqui está coisa fina, "Brasília é o maior livro do mundo" e "cobogós são haikais brasilienses" já estão anotados no meu livro de inspirações. Massa ver as reflexões sobre Brasília que estão surgindo dessa sua empreitada litorânea!
    Abração procê!
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Pedregulho:
    Eis-me aqui e espero que desta vez eu consiga deixar meu recadinho. Adorei tudo que vc escreveu. bjks Tililica

    ResponderExcluir
  3. Que bom que já tem novos amigos, Pedro.
    Bem vindo à blogosfera, o universo dos escritos compartilhados! Dê uma chance a ela, escreva, fique sem saco, mas não pare! Eu acompanharei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo, Pedro.

    Os escritos, as fotos e o título.

    Mas adorei mais a garrinchinha............

    saudades!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, queridis!
    Ju, pode deixar que vou tentar manter o gás. Andei passeando pelos seus blogs e adorei! :)

    ResponderExcluir
  6. Valéria de Paula Martins14 de janeiro de 2011 às 19:03

    Q bonito, Pedro!
    (Vc podia arrumar um botão "curtir" pra por aq no seu blog, né? Rs.)
    Beijo, saudades!

    ResponderExcluir